A realidade da maioria dos profissionais recém-formados em odontologia é parecida: o que fazer agora? Depois de anos de dedicação e estudos, terminar a universidade pode parecer o início de um pesadelo com a dúvida do caminho a seguir.

A cada ano, mais de 10 mil dentistas se formam no Brasil, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia. Para ter sucesso em uma área tão concorrida é preciso se especializar constantemente, tendo em mente que a odontologia é um setor dinâmico.

Veja abaixo algumas opções de trabalho para os dentista recém-formados:

Consultórios Particulares

Montar um consultório particular parece ser uma das primeiras alternativas de um dentista recém formado. O investimento é alto e deve-se levar em consideração dezenas de variáveis que vão além do conhecimento clínico. Formar uma boa carteira de clientes, lidar com a parte administrativa e operacional são apenas alguns deles.

Clínicas Odontológicas

Trabalhar em uma clínica odontológica pode ser uma boa opção para adquirir experiência. Por ter um fluxo muito maior de atendimentos comparado a um consultório particular, o profissional recém-formado poderá ter contato com diversos casos diferentes, embora a remuneração não seja tão atraente.

Concursos Públicos

Prestar concursos, para trabalhar em postos de saúde, Polícia Militar, Forças Armadas e demais órgãos públicos é uma boa opção principalmente no inicio da profissão para aqueles que buscam estabilidade e segurança financeira.  No entanto, para prestar Concursos públicos, a concorrência é grande e requer tempo e dedicação para se preparar para as provas.

Carreira acadêmica

Para aqueles que gostam dessa área, há várias bolsas que possibilitam continuar estudando e seguir carreira acadêmica em instituições. A área de pesquisa, embora não seja tão bem remunerada no Brasil, oferece um amplo leque de possibilidades.

Cursos

Independentemente do que você escolher fazer assim que sair da universidade, continuar estudando e se aperfeiçoando é extremamente imprescindível. Hoje em dia a concorrência em qualquer profissão está acirrada e, se você não continuar estudando e se especializar perderá lugar para profissionais mais qualificados. Assim, atualização constante é de suma importância.